sexta-feira, 31 de julho de 2009

A Crise Acabou no Brasil?

A mídia em geral afirma que as indústrias de eletrônicos e automóveis bateram recordes de produção, o varejo está crescendo e que o crédito está de volta.

Existe sim, uma forte tendência positiva para que as coisas voltem ao normal no Brasil antes do resto do mundo, considerando que o mercado interno tem sido o responsável pelos índices de consumo e manutenção dos índices de atividade da indústria com perspectivas de melhoria.

Segundo o Indicador do Nível de Atividade do CIESP e da FIESP, no último trimestre houve um breve crescimento e observa-se um crescimento de 2% na atividade da indústria de São Paulo de maio para junho.

Para verificar o que os economistas estão dizendo em relação ao crédito, andei por um Shopping de classe média na grande São Paulo e senti que os parcelamentos estão mais favoráveis, inclusive para artigos considerados de luxo.

O mais interessante é a ressurreição dos parcelamentos com cheques "pré-datados" em até 10 vezes, em detrimento do uso dos cartões de crédito que ainda cobram taxas de juros abusivas no "rotativo".

Se a crise acabou no Brasil, esperemos por dias melhores.